livre
Área externa, Equipamentos, Show

Dicas de montagem de shows e eventos ao ar livre

Montar um show musical é um passo muito importante para qualquer banda, afinal, é um momento em que seus fãs estarão reunidos para curtir uma música boa, com uma energia vibrante.

No entanto, um dos tipos de shows que vem ganhando adeptos é o show ao ar livre, e diferentemente dos realizados em casas de shows, os eventos musicais ao ar livre demandam de diverso aspectos como o uso de cobertura para festa ao ar livre, uso de estruturas metálicas e uma engenharia de som eficiente e que tenha qualidade.

No decorrer desse artigo trataremos de alguns pontos importantes para o desenvolvimento de um show, ou então, de um evento ao ar livre de sucesso.

Dicas para o desenvolvimento de um evento ao ar livre

Um evento ao ar livre é bastante diferente e muito especial, afinal, os fãs e a banda, no caso de espetáculos, poderão ter ar puro fresco aproveitando além da música, da natureza.

Assim, um dos primeiros pontos para que o show ao ar livre seja desenvolvido é a pesquisa das condições climáticas do evento.

Caso haja possibilidades de chuva pode-se recorrer as empresas de cobertura para festa ao ar livre preco que oferecem soluções como as tendas piramidais, para que tudo ocorra da forma que foi planejada, sem que o público sofra com as alterações climáticas.

Portanto, organizadores de evento indicam que a melhor época para um show ao vivo e ao ar livre é em épocas secas, como o verão.

Abaixo trataremos de alguns outros pontos essenciais para o desenvolvimento desse tipo de evento:

1. Localização dos eventos

Um evento ou um show ao ar livre tem como ponto principal a localização. E para definir a localização é preciso levar em consideração a finalidade do evento.

Geralmente, em eventos municipais a comemoração ao ar livre acontece no centro urbano da cidade, como em um parque, praça e nas ruas, pois toda a população é envolvida.

Se for evento de música eletrônica é importante se preocupar com o barulho, para que não incomode as residências ao redor. E também verificar a possibilidade da instalação de coberturas para festas ao ar livre.

É possível também fazer um evento ao ar livre em locais retirados, como um clube particular ou fazenda.

2. Sistema de som e luz

Outra preocupação importante em evento ao ar livre é o som e as luzes, sem esses equipamentos o show não acontece.

Um bom sistema de som para eventos ao ar livre é composto por:

  • Subwoofers;
  • Mesa de monitor;
  • Torres de atraso;
  • Caixas acústicas frontais;
  • Amplificadores gerais.

Além do uso dos equipamentos de som, é importante também o serviço do engenheiro de som, que trabalha com todas as variáveis para que o som seja de qualidade.

O sistema de luz também é de grande importância para que show ocorra, e portanto, é composto por alguns itens como:

  • Mesa de Luz;
  • Canhões de luz;
  • Refletores;
  • Luzes de palco.

4. Banheiro químico para eventos

O banheiro quimico para eventos é de grande importância, para que as pessoas tenham um lugar apropriado no evento para fazer suas necessidades, de modo a evitar que algumas procurem por lugares impróprios como em ruas e becos, pois seriam uma falta de responsabilidade com a integridade urbana.

Além do banheiro químico, é importante investir em um serviço de limpeza do espaço, para que o lixo seja recolhido e destinado ao lugar correto.

5. Alimentação

Ter um serviço de alimentação é essencial para um evento ao livre, pode ser um bar com bebidas ou então um serviço de crepe em festa de casamento. Quase sempre esse serviço é terceirizado, pois dinamiza a organização do evento.

O tipo de alimento também dependerá do tamanho do evento e do show, a dica é, sempre precisa haver mais de uma opção para consumo, como food trucks e lanchonetes.

Energia é essencial

Como um evento ao ar livre está exposto à intempéries externas é preciso a contratação de um gerador silenciado para que caso ocorra a queda da energia, o evento continue, sendo gerado pelo equipamento e garantindo a finalização do evento.

Desse modo, vimos que para a montagem de um evento ou show ao vivo é imprescindível o uso de diversos equipamentos, como de som, luz e preocupação com estrutura, alimentação, pois só assim, o show será inesquecível.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *