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Mercado de eventos: 4 dicas de marketing para auxiliar sua empresa no setor de eventos e festas

Quem trabalha no mercado de eventos viveu momentos complicados nesses últimos 2 anos. A pandemia causada pelo novo coronavírus cancelou as atividades no mundo todo.

Somente agora, com o avanço da vacinação, o mercado voltou a trabalhar. 

Inclusive, nas principais cidades brasileiras, já há autorização para que as casas de festas possam operar com tranquilidade. Entretanto, liberar esses locais para a organização de eventos não é suficiente. 

Os empreendedores precisam investir em marketing para atrair esses clientes. Com a chegada das festas de fim de ano, essa pode ser uma boa oportunidade para recuperação. Por isso, é tão relevante estar próximo do cliente.

Muitas pessoas ainda estão desconfiadas, ou nem sabem que essas empresas já têm a liberdade para organizar eventos. O ponto positivo nesse cenário é a facilidade de se comunicar pelos meios digitais. 

Com poucos recursos, uma casa de festas pode investir em anúncios nas redes sociais, por exemplo. Por meio de um planejamento bem trabalhado, essa pode ser uma das estratégias de marketing que o mercado de eventos pode aplicar. 

Abaixo, estão em destaque algumas dicas para aproveitar o retorno dessas atividades.

1 – Estude o mercado de eventos

Caso você seja empreendedor nessa área, não deixe de realizar uma pesquisa sobre o mercado de eventos. É importante que o empresário saiba quais são os mercados que ele pode explorar, por exemplo:

  • Festas corporativas;
  • Festas de lazer;
  • Baladas;
  • Eventos fechados;
  • Eventos abertos;
  • Entre outros.

Pois bem, como citado no começo deste artigo, os eventos de fim de ano podem trazer alguma rentabilidade. É preciso, portanto, pesquisar o que esses clientes mais procuram. 

Muitos deles devem oferecer prioridade para casas de festas com locais abertos, por exemplo. No caso do buffet, é melhor analisar qual o cardápio tem feito mais sucesso nas redes sociais, por exemplo.

O Instagram é uma fonte inesgotável para quem deseja criar novos canais ou oferecer uma decoração com um toque diferenciado.

2 – Crie um perfil ideal do seu cliente

Entender o mercado de eventos não é o suficiente. É preciso analisar quem vai contratar o seu serviço. Para essa missão, muitas empresas de pequeno ou grande porte já utilizam ferramentas como o CRM

Por meio dele, uma empresa tem a oportunidade de se relacionar melhor com o cliente final. Isso ocorre porque esse software mantém em seu banco de dados todas as informações sobre o cliente. 

Dessa forma, o setor de marketing tem os dados necessários para analisar o perfil dessas pessoas e, assim, consegue criar as melhores estratégias de comunicação.

3 – Use as redes sociais

Uma empresa que trabalha no mercado de eventos, seja ela uma casa de festas ou seja ela fornecedora, tem a obrigação de atuar nas redes sociais. Se ela utiliza um CRM, melhor ainda. 

Afinal, por meio desse software, um negócio tem a oportunidade de realizar a captação automática de leads. Basta fazer a integração com o perfil da empresa nas redes sociais com o CRM. 

Dessa forma, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem, o software cadastra essa pessoa como um novo lead no sistema.

Com isso, quem trabalha no mercado de eventos pode preencher o cartão de lead desse contato e iniciar a prospecção. Além disso, esse lead vai direto para um funil de vendas.

Isso permite ao setor de marketing criar uma campanha sob medida para cada grupo de clientes. Essa estratégia oferece ótimos resultados. Por isso, o marketing de rede é tão aplicado em diversos mercados, bem como variados nichos.

4 – Produza conteúdo

Podemos dizer que essa é uma das principais dicas de marketing para qualquer empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação, bem como o público-alvo que deve ser atingido.

Pensando no que foi dito anteriormente, quem tem uma loja virtual, é influencer ou tem outro tipo de empreendimento, investe nela. A produção de conteúdo, sobretudo pelas redes sociais, é um dos maiores atrativos para os clientes.

Agora, é importante estar atento. O principal objetivo é criar um conteúdo de qualidade e que seja relevante para o cliente. No caso do mercado de eventos, podem ser dicas sobre como organizar a festa perfeita. 

É possível ainda contratar um profissional para produzir fotos e vídeos. Portanto, quem está ativo nesse ramo pode celebrar. Há diversas oportunidades para os anos de 2021 e 2022. Basta aplicar as melhores estratégias de marketing e manter a atenção no mercado.