Empresarial, Organização

5 dicas para surpreender seus funcionários em festas corporativas

Pode não parecer, mas a organização de confraternização de empresa e festas é algo muito estratégico para qualquer negócio.

O primeiro motivo por trás disso, é a satisfação dos funcionários: um evento do tipo é uma maneira de mantê-los motivados e engajados com os objetivos da empresa.

O que reduz a rotatividade e aumenta a produtividade da equipe. Do mesmo modo, estas ocasiões são uma excelente vitrine do negócio.

Uma pessoas que não trabalhe nele, pode ter uma noção de seu posicionamento por meio de fotos e vídeos destes eventos. Assim, eles podem ser uma ferramenta de atração de talentos.

Entretanto, foi-se o tempo no qual eles consistiam em uma reunião formal, onde os assuntos discutidos eram estritamente referentes a negócios.

Atualmente, quem sabe como organizar uma festa, investe em elementos que deixem a atmosfera descontraída, prezando pelo entretenimento da equipe.

Confira, neste post, algumas dicas muito importantes para organizar uma ocasião do tipo – e impressionar seus funcionários.

1 – Promova a interação dos convidados nas festas

O primeiro passo para que um evento corporativo seja bem sucedido, é quebrar o gelo. Afinal, no cotidiano de trabalho, os membros da equipe se acostumam a ter um trato formal, e um tanto engessado, com seus colegas.

Contudo, em uma ocasião especial, não precisa ser assim. Uma solução interessante para promover a descontração é promover dinâmicas de grupo.

Como sorteios e pequenas gincanas: é uma forma de começar a ocasião com o pé direito.

2 – Contrate boas atrações para as festas

A premissa básica de um evento bem sucedido é que todos se divirtam. Portanto, é fundamental separar uma parte da verba destinada à ocasião, para a contratação de atrações interessantes.

Contratar Dj para festa ou até mesmo uma banda, é sempre uma boa pedida. Afinal, com música, é difícil que alguém não se divirta!

Só é preciso ter cuidado com o estilo: o ideal é que o profissional contratado seja versátil e toque vários estilos, de modo a agradar a todos.

Estas, porém, não são as únicas opções disponíveis. Quem quer fugir do lugar comum, pode optar por atrações, como:

  • Mágica para adultos;
  • Artistas circenses;
  • Desenhistas que façam caricaturas;
  • Bartenders que preparem drinks de uma maneira diferenciada.

3 – Capriche no cardápio das festas

Assim como as atrações, o cardápio a ser oferecido também é de suma importância. Afinal, é difícil que um convidado fique infeliz quando há comida e bebida de qualidade disponíveis em um evento.

Por mais que a tentação para inovar seja grande, é preciso ser realista: a cozinha do espaço para eventos escolhido, deve contar com todos os utensílios necessários para preparar os alimentos.

Além disso, deve-se evitar opções muito exóticas ou diferenciadas, que podem desagradar o paladar de algumas pessoas. Do mesmo modo, é importante pensar nos funcionários que têm intolerâncias alimentares.

Isso significa que é preciso haver opções para os intolerantes a glúten e a lactose, bem como opções sem carne, para os vegetarianos.

Quando a ocasião acontece em um buffet, pode ser que ele próprio já conte com cardápios pré prontos, com um valor já definido, cobrado por pessoa. Vale a pena consultar o local e se informar a respeito.

4 – Escolha um local apropriado

Uma das vantagens de organizar eventos corporativos é a versatilidade. Eles podem fugir ao padrão festa, sendo em uma fazenda, um clube ou qualquer outro local alternativo com uma iluminação para festa.

Porém, o critério de escolha aplicado não deve ser apenas o custo, como algumas pessoas pensam, mas o perfil do evento.

Por exemplo: caso a ideia seja fazer um dia de gincanas, o lugar mais apropriado será um clube ou uma fazenda.

Agora, se a ideia for um jantar, seguido ou não de balada, é melhor procurar por um salão de Festas em São Miguel ou um restaurante na localidade pretendida.

5 – Defina as datas e horários das festas com cautela

Por fim, é preciso considerar que um evento só será bem sucedido, caso as pessoas de fato compareçam. Assim, é preciso ter cuidado redobrado ao definir a data ou a hora.

Vale a pena evitar certas épocas, como o final de dezembro, quando boa parte das pessoas faz confraternizações com amigos e família.

Do mesmo modo, caso o acesso ao local do evento seja complicado, é interessante que a própria empresa forneça transporte fretado, como vans ou ônibus. Assim, a única preocupação da equipe será aproveitar o evento.