Feiras e eventos comerciais são uma excelente oportunidade para fechar novos negócios. Afinal, trata-se de um ambiente onde todos os participantes estão inclinados a trocar não apenas contatos, como, também, experiências.
Contudo, ele só será bem aproveitado caso também seja bem planejado. É preciso contar com uma infraestrutura robusta, atrações interessantes e participantes de renome para que a ocasião realmente interesse aos principais players do mercado em questão.
Quando o assunto é infraestrutura, há alguns itens que simplesmente não podem faltar. Confira, a seguir, alguns produtos e serviços básicos essenciais para o sucesso de qualquer feira ou evento comercial:
-
Itens de iluminação
Em festas, como casamentos e formaturas, o aluguel jogo de luz é algo que sempre consta na lista dos organizadores. Afinal, este elemento é fundamental para a cenografia da ocasião, deixando o ambiente impecável e contribuindo para que todos se divirtam.
Já no caso de eventos corporativos, também é fundamental criar uma ambiente agradável. Porém, não é só isso: ele deve ser profissional. Afinal, o que leva os participantes a se inscreverem é a possibilidade de fechar novos negócios.
Portanto, por mais que o aluguel de iluminação também seja fundamental, ele deve ter um objetivo diferente: não é preciso ter jogos de luzes coloridas, muito menos luz negra.
A exceção são palcos e espaços que abrigarão palestras e mesas-redondas, onde é possível ser ligeiramente mais criativo com o projeto de iluminação.
O mesmo acontece na entrada do evento: é possível usar uma iluminação criativa, nos tons da identidade visual da ocasião, para fazer com que os participantes entrem em sua atmosfera.
-
Sistema de som
Além da luz, o som de qualidade também é um fator que pode tornar um evento um sucesso ou um fracasso. Em festas, isso normalmente é associado às apresentações musicais, como bandas e DJs, contratados para entreter os convidados.
Já em feiras de negócios, a perspectiva é diferente. Nos locais de exposição, a ideia da iluminação é proporcionar um ambiente agradável a todos, o que pode ser feito por meio de um som ambiente bem elaborado. Do mesmo modo, também é possível dar avisos, o que pode ser feito com o aluguel de microfone e de caixas de som.
Se houver palestras ou mesas redondas na programação, o sistema de som é de fundamental importância. Afinal, para que os participantes aprendam algo novo, eles têm que escutar o que os convidados têm a dizer.
-
Foto e filmagem
Não importa se o evento é pessoal ou corporativo: os registros fazem toda a diferença. Portanto, é fundamental que a organização contrate um bom serviço de fotografia e vídeo: o material gerado pode servir de meio de divulgação em edições futuras.
Mas não basta contratar qualquer prestador de serviço: é preciso privilegiar aquele que faz um trabalho criativo e fora do comum. Neste quesito, o aluguel drone é uma boa opção para fazer fotos e filmagens a partir de um ângulo incomum.
Entretanto, é preciso ter em mente que este ainda não é um serviço oferecido pela grande maioria dos fotógrafos e cinegrafistas. Além disso, os equipamentos costumam exigir um investimento de valor considerável, bem como a sua manutenção. Assim, a locação de drone para filmagem costuma ter um custo mais alto que o registro convencional.
Vale ressaltar que, no caso deste serviço, o barato pode sair caro. Portanto, é fundamental conferir trabalhos anteriores das possíveis empresas contratadas, bem como suspeitar de preços que estejam muito abaixo da média do mercado.
-
Stands
Sem stands, simplesmente não há como uma feira ser bem-sucedida. Este é o espaço reservado a cada expositor, onde ele pode divulgar seu produto ou serviço a clientes em potencial. Por conta disso, praticamente todos os contratos de participação em feiras já incluem uma versão básica da estrutura.
Ainda assim, é muito importante que os expositores personalizem o local, usando itens como:
-
Banners;
-
Totens;
-
Mobília;
-
Revestimentos alternativos;
-
Totens e cabines fotográficas;
-
Balcões com folders e panfletos.
Deste modo, além de o espaço ficar muito mais profissional, ele chamará muito mais a atenção dos passantes. Contudo, é preciso que a decoração seja bem projetada e coerente com a imagem da marca.
Afinal, um cliente é muito mais propenso a comprar drone de um estabelecimento cujo stand é muito criativo e moderno, sendo, assim, coerente com o seu segmento econômico.