Cenografia
cenografia, Equipamentos, Organização

Cenografia, decoração e iluminação: organizando um festival

Festivais e eventos de grande porte, sem dúvidas, são importantes para a integração cultural, lançamentos de álbuns artísticos, incentivo da arte, cinema, assim como a integração entre conhecimentos.

Diante disso, a organização desses eventos envolve um grande desafio, tanto por se tratar de eventos de grande porte, reunir diversas pessoas assim como pensar em temáticas e conteúdos que sejam atrativos.

Por conta disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na realização de eventos de grande porte como é o caso de festivais e atrações artísticas.

A decoração e definição do tema do evento

Os festivais e eventos de grande porte precisam definir um tema de festa ou do evento, de modo geral.

Os eventos podem ser desde festivais de inverno ou verão, ações de música, como shows, apresentação de espetáculos do teatro, exibição de filmes, dentre outros.

Realmente, existem várias possibilidades e é importante começar pela escolha do local.

O evento de grande porte precisa ser pensado para um local que suporte um grande número de pessoas, não somente em relação ao espaço disponível, mas do ponto de vista da segurança e da disponibilidade orçamentária.

Por isso, é recomendado buscar desde um centro de eventos até locais como estádios de futebol, espaços ao ar livre, ginásio e outros.

Definido o local do evento, chegou o momento de contar com uma equipe técnica que será responsável pela decoração do local, assim como pela estruturação de espaços, visando garantir a segurança e bem-estar de todos.

A cenografia e suas inovações

Nesse processo de decoração, a cenografia pode ser uma excelente opção. A cenografia é uma ação que visa a integração e criação de cenários de modo que o local seja decorado e iluminado, agregando boas sensações e experiências nos convidados.

Basicamente, a cenografia cuida da experiência do convidado, a partir de um contato com determinada decoração.

Por isso, a cenografia tem a missão de cuidar também:

  • Decoração;
  • Iluminação;
  • Som;
  • Temática do evento;
  • Figurino necessário.

Tudo para que os cenários estejam dispostos da melhor forma possível. O processo mais avançado da cenografia é a cenografia 3D.

Esse tipo de cenografia monta um cenário em 3D, com objetos cenográficos que envolvem os convidados e faz com que eles se sintam parte da cena.

Vale ressaltar que cada projeto é montado a depender do tema do evento, seu objetivo, espaço destinado e vontade dos organizadores.

Esse é um trabalho artístico e deve ser feito por uma equipe especializada no segmento, melhorando a experiência e sensação do convidado estando naquele ambiente.

Elementos de iluminação e som

Como falamos, a cenografia é responsável pela integração de cenários, assim como do som e luz disposto no local.

Para facilitar a identificação a respeito do evento assim como promover maior elegância, é comum contar com um letreiro de LED, com o nome do evento ou festival.

Esse letreiro é disponibilizado de uma forma que fique visível a todos o nome do evento, reforçando a marca, identidade visual e promovendo a credibilidade nesse evento.

Ainda na parte externa é possível pensar em outros elementos agregadores, como é o caso do painel de LED externo outdoor.

O uso de LED é muito comum em eventos como esse, pois essa lâmpada admite o uso de várias cores, tornando o evento muito mais colorido e interessante.

Do ponto de vista técnico e sustentável, lampadas em LED emitem menos calor e gastam menos energia, sendo que seu uso é altamente recomendado. O outdoor é um elemento montado na parte externa que transmite uma mensagem ao convidado.

No caso da integração entre LED e outdoor, teremos uma mensagem iluminada aos convidados, tornando o evento ainda mais glamouroso e sofisticado.

Para que as instalações de iluminação sejam feitas de forma segura, é importante verificar o tipo de instalação elétrica presente no local do evento.

Por fim, vale a pena falar sobre o som, que reunirá mesas de som, caixas, integrações com variados tipos de microfone, assim como com o rider técnico banda de rock ou de outro tipo de ritmo musical.

Esse rider técnico é um documento importante que delimita e organiza toda a estrutura do evento, assim como a disposição entre os elementos.

Com isso, se houver apresentações musicais, esse rider determinará onde cada instrumento estará, assim como a disposição de outros materiais. Sem dúvidas, isso agrega organização ao evento, assim como maior fluidez.