Dicas

Saiba como deixar todas as áreas do hospital bem iluminadas

Ter uma iluminação adequada é fundamental para qualquer lugar, seja em um simples Poste de praça a qualquer residência.

Em hospitais a iluminação deve ser feita corretamente, porque ela também ajuda no conforto e o tratamento.

Sua elaboração pode ser complexa porque requer preencher uma série de critérios técnicos e as compatibilidades físico-funcionais.

Ou seja, precisa atender todas as demandas necessárias que todas as atividades — check-up, cirurgias, consultas, exames, e todas as demais funções desempenhadas pelo hospital — seja cumprida e devidamente instaladas.

Todos os parâmetros técnicos para uma iluminação hospitalar adequada estão enquadrados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 5413 que requer uma iluminação correta a cada tipo de especialidade desenvolvida no hospital.

É imprescindível que a unidade de saúde tenha um gerador de energia potente, pois se caso houver uma queda de eletricidade geral, o aparelho é ligado e nenhum procedimento e maquinário são desligados.

Garantindo a continuidade de qualquer tratamento ou a respiração de pacientes que são dependentes de respiração por meio de uma máquina ou, também, assegura a continuidade de cirurgia.

Portanto, é de suma importância ter um aparelho desses, mesmo que seja um Gerador para hospital aluguel, pois o risco de não ter um aparelho assim são altos.

O Ministério da Saúde presume que as organizações hospitalares mantenham um sistema de energia de emergência.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar em que cita as instalações hospitalares devem ter estruturas bem alimentadas em casos de ausência parcial ou total da eletricidade e, ainda, capacitar colaboradores a agirem corretamente nessas ocasiões.

Em suma, todos os detalhes e a estrutura completa de um hospital requer cuidados extremos e planejamento em situações críticas, porque qualquer eventualidade, interna ou externa afeta diretamente os pacientes.

Luzes para cada tipo de ambientação hospitalar

A iluminação de um hospital é essencial para diversas funções que são desenvolvidas no recinto. Deve-se ser enquadrada em cada ambiente para suprir a necessidade de luz que demande.

Os principais pontos de um hospital são:

  • Salas cirúrgicas;
  • Ambientes ao redor das salas;
  • Quartos dos pacientes;
  • Corredores.

Nas salas de cirurgias precisam de uma iluminação bem forte para o bom procedimento cirúrgico, auxiliando a visão do médico e sua equipe.

As lâmpadas de led, semelhante àquela implantada no poste de luz da cidade, são eficazes e propícia para esses momentos, têm vida útil longa e reduz custo de manutenção e energia.

Os ambientes que ficam ao redor das salas de cirurgias, a iluminação precisa ser 50% menor do que o ambiente principal, realizando sua redução gradativamente de luz, resultando na melhor adaptação, mais naturalmente, dos olhos da equipe médica quando mudarem de ambiente.

Os quartos onde ficam os pacientes as luzes precisam ser combinadas entre lâmpadas e luminárias, porque elas são capazes de influenciar biologicamente e psicologicamente a recuperação do enfermo.

Já nos corredores é necessário combinar a iluminação natural e artificial. Uma lâmpada adequada para esses recintos é a tipo Led fluorescentes tubulares. Lembre-se, as luzes podem auxiliar no tratamento e recuperação dos pacientes.

Uma necessidade chamada luzes de emergência

As luzes de emergências, ou luminária de emergência, são comuns e obrigatório em ambientes com muita movimentação de pessoas como em cinemas, teatros, hospitais, escadas de prédios e todos os lugares com fluxo grande de pessoas.

Tem a função de evitar acidentes em situação de ausência de luz, garantindo a evacuação das pessoas de determinado local com segurança e visibilidade em enxergar o caminho.

Para escolher uma luminária é preciso ver sua potência e o tamanho do espaço que será iluminado, gerando uma iluminação simples ou forte, há vários modelos como, por exemplo, a Luminária de emergência a prova explosão, mas, ao adquirir uma, é necessário averiguar a demanda requerida.

Dentro das normas da ABNT NBR 10898 existem duas iluminações de emergências: a de aclaramento e a de sinalização.

A iluminação de aclaramento tem a funcionalidade de iluminar o piso, com luzes obrigatoriamente em circulação vertical e horizontal e com saídas para fora do recinto.

A iluminação de emergência e para a sinalização, indicando mudanças de direção, obstáculos e saídas. O indicado é que a luminária tenha, no mínimo 30 lúmens.

Geralmente são compostas por lâmpadas fluorescentes ou de LED (a mais indicada) e ecologicamente correta, pois tem durabilidade, econômica e tem longo prazo.

Ao querer instalar uma luminária de emergência em seu estabelecimento ou residência, pesquise qual o tipo que mais se adequada ao que precisa e, se caso for, consulte um especialista que lhe indicará a melhor opção.