Antes de procurar por um estúdio musical em são paulo, que tal conhecer um pouco mais sobre como funciona um estúdio de música?
Portanto, continue com a leitura e não perca nenhum detalhe do conteúdo que preparamos exclusivamente para você.
O anseio de todo cantor, músico ou banda é desenvolver o trabalho em um estúdio profissional, o que torna o espaço muito visado independente do gênero musical.
Além do mais, cabe ressaltar que o estudio de gravação não é usado somente para gravar músicas, uma vez que a sala de gravação possui outras finalidades, como para quem deseja desenvolver trabalhos como vinhetas, efeitos sonoros, entre outros serviços.
Estrutura do estúdio de gravação
O local necessita de uma boa estrutura para que todos os trabalhos apresentem um ótimo resultado final.
Todavia, a amplitude do estabelecimento vai depender do capital e da demanda mensal de ensaio musical. Ou seja, quanto maior estúdio, mais gravações ele terá.
Deste modo, o espaço pode ser um cômodo, dois ou até mesmo um andar inteiro destinado ao estúdio.
Além disso, os estúdios costumam contar com os seguintes itens:
-
Recepção;
-
Aquário (local de gravação);
-
Banheiro;
-
Copa;
-
Sala de reunião.
Estes itens são básicos, pois o espaço pode ter ainda um salão de jogos, cozinha, bar ou qualquer complemento que o empreendedor do ramo de musica achar necessário.
Proteção acústica
Em suma, para áreas mais urbanas, é muito comum presenciar ruídos, barulhos externos e sons, que na maior parte dos casos atrapalha o momento das gravações.
Por conta disso, é muito comum ver que esses locais ficam em cantos mais escondidos, como no fundo de prédios, bairros mais afastados e locais onde os ruídos externos ficam praticamente impenetráveis ao estúdio.
No geral, o material com ampla utilização nas montagens de estúdio é a lã de vidro, que inviabiliza a entrada sonora, bem como vidros de proteção, dentre outros itens que possam potencializar a qualidade sonora de cada produção, evitando eventuais desagrados sonoros.
Mercado da música
Durante um evento musical, basta olhar para quem estiver usando cordão para crachá liso para descobrir quem são os funcionários do local.
O mercado da música alavancou nos últimos anos, e um dos motivos foi o aumento considerável da quantidade dos produtos musicais, dos quais podem envolver diversas produções comerciais.
Por causa da evolução tecnológica dos equipamentos eletrônicos, a música pôde ser aprimorada.
Para ter uma breve ideia, durante os anos 80, muitos músicos trabalhavam com invenções caseiras, que melhoraram (ou pioraram) a qualidade sonora.
Sobretudo, a partir da chegada da tecnologia digital, esses inventos foram extintos à maneira que alguns deles se adequaram aos estúdios musicais, promovendo a credencial de muitos profissionais, assim como é o caso dos sistemas acústicos.
Assim sendo, a tecnologia proporcionou e ainda proporciona a desenvoltura de inúmeros setores, incluindo o mercado da música, que conta com grande estrutura na atualidade.
Investimento
Assim como foi citado ao longo do artigo, o investimento é algo que depende da estrutura do estúdio e isso pode envolver a quantidade de equipamentos comprados, marcas adquiridas, local de locação, dentre outras variáveis.
Ademais, para o empreendedor do setor musical, é imprescindível investir em qualidade, não somente no baixo preço. Geralmente, quanto mais qualidade o local oferecer, mais clientes serão “pescados” e, dessa maneira, o estúdio recuperará todo o investimento em um curto período de tempo.
Ainda assim, devido à evolução tecnológica, os valores dos equipamentos tendem a diminuir, então é feito um planejamento específico do estúdio que o empreendedor pretende montar para obter um preço mais próximo do real.
Equipamentos necessários
Para que um estúdio funcione perfeitamente, é preciso contar com uma lista extensa de equipamentos primordiais.
Antes de tudo, é necessário saber que o mercado oferece uma grande gama de itens destinados ao setor musical, já que os aparelhos mais utilizados são máquinas, ferramentas e software especializados para a gravação de músicas, vinhetas e demais serviços sonoros.
Deste modo, um estúdio musical necessita dos seguintes itens:
-
Sistema de amplificação;
-
Sequenciador por computador;
-
Microcomputadores;
-
Mesa de som;
-
Microfones;
-
Processadores de efeitos sonoros;
-
Bateria e demais instrumentos musicais.
Principais serviços de um estúdio
Para encerrar, destacamos todos os principais serviços realizados em um estúdio musical. Confira:
-
Sonorização para Multimídia;
-
Criação e produção de trilhas sonoras;
-
Vinhetas;
-
Rádio, TV e vídeos para internet.
Sendo assim, como podemos acompanhar ao longo do artigo, os estúdios de música são bastante versáteis e de suma importância para a indústria musical, uma vez que contam com tudo o que há de melhor no mercado, incluindo a aparelhagem tecnológica.