Os eventos são muito importantes para qualquer pessoa, porém quando falamos de eventos corporativos estamos tratando de situações que envolvem o desenvolvimento de uma marca e uma estratégia de colocação dentro do mercado.
Assim, existem diversos tipos de eventos corporativos que podem ser realizados, sempre de acordo com as demandas de cada empresa.
Por conta disso, para que seu produto se destaque da concorrência nos eventos é importante prestar atenção na cenografia de eventos, alimentação, estandes, e muitos outros.
Neste artigo falaremos sobre os principais tipos de eventos que podem ser realizados, falaremos sobre dois tipos de estandes que podem ser usados e, principalmente, o que não pode faltar para que todo o evento seja um sucesso.
Compreendendo os eventos corporativos e seus tipos
Os eventos corporativos são todas as convenções, reuniões e congressos que têm como objetivo a interação entre os diversos participantes e convidados. Essa interação também permite que conhecimentos sejam difundidos, além do desenvolvimento de um relacionamento com clientes.
Para que esses eventos sejam um sucesso é fundamental garantir a infraestrutura do local, como o aluguel de banheiro quimico, salas exclusivas, sistemas computadorizados, entre muitos outros. Abaixo falaremos sobre 3 tipos de eventos que podem ser organizados.
1. Congressos
Os congressos são, geralmente, realizados com a duração de uma semana, mas também, podem ser organizados em um tempo de três dias. Os congressos tem o objetivo de difundir ideias, produtos, serviços novos e que instigam o debate.
Desse modo, os congressos englobam muitas atividades, como:
- Simpósios;
- Mesas redondas;
- Debates;
- Palestras.
Para que os congressos não sofram interrupções com infraestrutura, é importante que os organizadores invistam em locação de gerador, para que o evento possa correr sem problemas.
2. Oficinas
As oficinas são conhecidos como workshops. Nesse modelo, há uma exposição do conteúdo, uma discussão, uma atividade prática e, por fim, uma etapa de conclusão e divisão de experiências.
Essas oficinas duram um tempo menor, cerca de quatro horas, com intervalos pequenos, e dinâmicos. Para que essas oficinas sejam eficientes é importante contar com a cenografia para eventos, que permite que o ambiente seja propício para o desenvolvimento das atividades.
3. Feiras
São grandes eventos de alcance nacional e que reúnem diversas empresas, que exponham os seus produtos, serviços e, até mesmo, projetos inovadores.
Esses eventos podem ser feitos em espaços fechados de exposição, ou em espaços abertos, com tendas, e estandes e suporte para banheiro químico aluguel.
Mas, os estandes tem um destaque especial na concepção tanto das feiras, como de outros eventos corporativos. Abaixo falaremos sobre dois tipos de estandes que podem ser usados nesses ambientes.
Tipos de estandes para eventos corporativos
Os estandes são mini lojas dentro das feiras com o objetivo de expor o produto ou serviço e em alguns casos fechar o negócio com o cliente. Nesse espaço há todo o suporte para o cliente, como se este estivesse em uma loja.
Existem variados tipos de estandes que podem ser montados nas feiras, e iremos falar sobre dois tipos principais usados nesses ambientes.
1. Estande básico
Os estandes básicos são estruturas oferecidas em grande parte pelas montadoras oficiais dos eventos. São usadas por empresas que não podem faltar na feira e não possuem um orçamento muito alto para o desenvolvimento dessas estruturas.
Possuem um formato e tamanho padrão, com um sistema modular, e com possibilidades bastante restritas de personalização.
2. Estande especial
Os estandes especiais são estruturas mais elaboradas, com altos níveis de personalização, chamando a atenção dos clientes e dos fornecedores dentro das feiras de negócios.
Esses estandes podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, como madeira, fórmica, PVC, vidros e conter elementos variados como vitrines, balcões, com um acabamento bem estruturado.
A grande vantagem desse tipo de estande é que eles podem ser divididos em muitos ambientes, possibilitando a criação dos ambientes temáticos, tornando o espaço mais atrativo aos fechamentos de negócio.
Em alguns casos esses estandes possuem um aluguel de gerador dedicado para que determinados elementos não sofram interrupções de energia caso ocorra.
Além de todos esses aspectos é importante lembrar que existem dois pontos que não podem faltar nesses eventos, como a criação de uma experiência marcante e um conteúdo eficaz e altamente rico, para que o cliente seja valorizado.
Assim, com todos esses pontos é possível a elaboração de um evento corporativo bastante eficiente e engajador.