Eventos, Organização

O segredo dos eventos de sucesso

O sucesso de um evento não depende da grandiosidade da festa, ou de todo o investimento realizado pelos responsáveis.

Tudo isso só terá reais chances de concretização com um bom planejamento, visto que a organização é a chave para o desenvolvimento de qualquer confraternização – seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Por esse motivo, ao planejar um evento, o primeiro passo é colocar tudo em um papel, descrevendo todos os mínimos detalhes e definindo objetivos.

Com isso, é possível visualizar com mais clareza as etapas que dependem de desenvolvimento, bem como os melhores fornecedores para contratação, materiais para compra e outros serviços terceirizados importantes em uma festa.

Ademais, vale ressaltar que ao pensar em todos os detalhes com antecedência, é possível reduzir consideravelmente as chances de erro, o que traz mais segurança para o projeto.

A prevenção contra falhas é uma forma de evitar gastos desnecessários, contribuindo para a significativa diminuição de custos do evento.

Outra dica importante para o planejamento de eventos é definir o público-alvo. Por exemplo, se o objetivo é realizar uma palestra para colaboradores, o organizador deve levar em consideração os aspectos relacionados à empresa, para a execução de um evento mais formal, voltado ao âmbito corporativo.

Mas, se for um mini wedding, por exemplo, a organização é voltada para o conforto de familiares e amigos íntimos, com a realização de um evento voltado para recepcionar os noivos e entretenimento.

Ou seja, todos os detalhes contam e é preciso definir bem quais são as características de cada confraternização.

Não pode faltar em um evento: as lembrancinhas

Um dos detalhes mais importantes de qualquer evento é a entrega das lembrancinhas. Elas estão presentes em todos os tipos de festas, desde eventos corporativos, até festas de aniversário, casamento, bodas ou simples confraternizações.

No entanto, conforme mencionado anteriormente, é preciso levar em conta todas as características do evento para escolher o mimo certo.

Em ambientes profissionais, o melhor é optar por lembrancinhas formais, como canetas, blocos de anotações, chaveiros e pastas.

Mas, nada impede que os responsáveis pelo evento pensem em brindes para funcionarios criativos, fugindo um pouco dos tradicionais presentes das empresas.

O essencial é personalizar a lembrança, com o logo da empresa e respeitando a identidade visual da marca.

Já para eventos fora da empresa, a lista de lembrancinhas é imensa. Nos aniversários de criança, é comum a opção por “sacolinhas surpresa”, enquanto em casamentos, a principal recordação é o doce conhecido como “bem-casado”.

Mas, tudo irá depender dos desejos dos organizadores e donos da festa. Sendo assim, entre algumas opções, destacam-se:

  • Copos personalizados;
  • Chinelos personalizados;
  • Vasos e enfeites de mesa;
  • Pequenas plantas suculentas;
  • Abridores de latas;
  • Objetos de decoração em biscuit;
  • Caixas em MDF;
  • Entre outros.

A segurança é um ponto fundamental para os eventos

A segurança é um dos aspectos mais importantes de um evento. Afinal, todo mundo quer curtir a confraternização sem mais preocupações ou acometimentos. Por esse motivo, é responsabilidade do organizador zelar pelo conforto dos participantes e convidados.

Desse modo, não é incomum optar pela contratação de uma empresa de segurança para eventos, que oferece profissionais especializados em segurança.

Assim, é possível controlar a entrada e saída de pessoas (somente convidados), além de manter a ordem dentro do ambiente da confraternização. A empresa também pode contar com brigadas de incêndio e socorristas de plantão, para casos emergenciais.

Além da empresa de segurança, o organizador de eventos também tem a responsabilidade de verificar todas as possíveis ocorrências e problemas que podem ocorrer na festa. Um deles é a falta de energia elétrica, que pode comprometer todo o evento.

A má distribuição energética, seja por pane na concessionária ou outro acometimento, pode fazer com que a festa simplesmente acabe.

Uma alternativa para superar esse problema é alugar ou adquirir geradores de energia, que são equipamentos especialmente projetados para fornecer a alimentação de energia necessária, em casos de falhas.

Alguns espaços já são equipados com as máquinas, no entanto, é preciso realizar a manutenção de geradores a diesel para verificar se o equipamento está em ordem e em perfeitas condições de funcionamento.

Assim, diante de todos esses elementos, é possível organizar um evento de sucesso, para melhor entretenimento e participação de todos os convidados.