Quem frequenta feiras e eventos espera uma experiência nada menos do que impecável do início ao fim. Na prática, isso significa que todos os seus aspectos, da cenografia ao pessoal que atenderá os participantes, devem ser planejados minuciosamente, para que os frequentadores se sintam bem atendidos em todos os momentos.
Pode parecer que não, mas a criação de um ambiente de boas vindas está incluído no rol de itens que merecem atenção. Este é, afinal, o local em que os participantes esperarão o credenciamento e, quem sabe, farão seus primeiros contatos profissionais.
Assim, é importante contar com um profissional que saiba elaborar montagens interessantes com os elementos disponíveis, tornando o espaço mais refinado.
Um dos elementos mais importantes desse cômodo, por sua vez, é a fachada: ela dita a primeira impressão que os participantes terão da feira ou evento. Assim, ela deve ser montada da forma correta, conforme a identidade visual projetada para a ocasião.
Pretende montar uma fachada para o seu evento? Então continue lendo este artigo e confira algumas opções de materiais para ela.
-
Alvenaria
É certo que qualquer espaço de realização de feiras e eventos terá uma parede de alvenaria. Ela, por sua vez, pode ser aproveitada pela equipe de cenografia para a montagem de uma fachada que dê as boas vindas aos frequentadores. Para isso basta instalar um letreiro e alguns refletores para tal.
Por mais simples que essa fachada pareça, ela também exige alguns cuidados. Em primeiro lugar, é preciso verificar com o proprietário do local a respeito de eventuais limitações com as adaptações que podem ser realizadas em suas dependências. É uma medida simples, mas que pode evitar dores de cabeça e conflitos posteriores.
-
ACM
Quem não se contenta em usar uma fachada com letra caixa pode investir em um material um pouco mais robusto e com aparência igualmente profissional: a fachada de ACM (do inglês, aluminum composite material).
Trata-se de uma superfície elaborada a partir da junção de chapas de alumínio, com um núcleo de polietileno. Versátil, ele também pode ser usado em locais como:
-
Revestimento de paredes internas e externas;
-
Revestimento de colunas e vigas;
-
Pórticos;
-
Marquises.
O motivo por trás dessa multiplicidade de aplicações são as propriedades do ACM como o fato de ele ser dobrável, pode ser tingido e é de simples manipulação, permitindo que ele assuma as mais diversas formas. Além disso, as placas são leves, o que facilita a instalação.
O fachada acm preço, por sua vez, fica em torno de R$ 200 por metro quadrado. Contudo, fazendo uma pesquisa de valores e negociando junto ao estabelecimento é possível fazer um acordo para reduzir o custo.
Dependendo do segmento do evento em questão, o fornecedor pode até ganhar um espaço para exibir seus produtos em troca da confecção de instalação da fachada.
-
Aço corten
Apesar de boa parte das pessoas ver os metais como itens de uso puramente industrial, eles têm cada vez mais aplicações na decoração de residências, estabelecimentos comerciais e eventos. Isto porque sua aparência diferenciada faz com que eles gerem uma atmosfera moderna, algo muito bem vindo em projetos com essa inspiração.
Por conta disso, nada impede que o seu evento tenha uma fachada em aço corten, uma das variedades mais usadas na atualidade. Seu sucesso se deve ao tratamento químico recebido, fazendo com que ele tenha uma aparência que se assemelha à do cobre.
Vale ressaltar que não são todas as empresas que trabalham com um projeto do tipo, por isso pode ser preciso buscar um especialista que aceite confeccionar um painel, que, por sua vez, servirá de fachada.
-
Madeira
Atemporal, resistente e versátil, a madeira é um dos materiais mais populares no mercado de reforma, construção e decoração. Ela costuma ser vista na forma de pisos, portas, rodapés, móveis e até mesmo painéis que revestem paredes inteiras.
Assim, nada impede que ela seja usada para confeccionar a fachada do seu evento.
Novamente, é preciso ter em mente que essa escolha requer alguns cuidados. Caso a fachada fique em um espaço totalmente aberto, deve-se dar preferência às madeiras tratadas para tal, como as usadas em decks. Assim, garante-se a sua resistência.
Independentemente disso, o projeto deve ser encomendado junto a um estabelecimento de confiança, que seja conhecido pela qualidade do seu trabalho. Afinal, assim como no caso das empresas de stands sp, há lojas que não são competentes e que podem comprometer seu evento desde o início.