Controle, Organização

Tudo o que você precisa saber sobre catracas para controle de acesso

As catracas para controle de acesso, são importantes para aumentar a segurança e facilitar a organização do movimento de pessoas nos ambientes.
As catracas de acesso, são comumente aplicadas em edifícios comerciais, residenciais, condomínios residenciais, hospitais, escolas, garagens, restaurante, hotéis, entre outros locais e ambientes. Em sua maioria, as catracas são posicionadas nas entradas e saídas dos locais, porém podem ser alocadas de acordo com as necessidades de controle do ambiente.

Além disso, a catraca digital também pode ser usada em eventos, como feiras e congressos, para a contenção de pessoas não autorizadas em locais onde a entrada é restrita para funcionários.

As catracas formatadas para o controle de acesso de pessoas, possuem sistema e dispositivos tecnológicos que permitem a identificação de pessoas por meio de biometria ou cartão magnético, como no caso da catraca eletrônica, que possui um sistema que possibilita o cadastro de cartões para acesso aos locais.

Sem dúvida, as catracas se configuram como equipamentos facilitadores do cotidiano de empresas e condomínios residenciais fechados. Se aliadas aos demais equipamentos de segurança, como câmeras, as catracas de acesso tornam-se ainda mais eficientes em termos de segurança.

Tipos de catraca de acesso

Há no mercado, diferentes tipos de catracas de acesso e as mais tecnológicas disponibilizadas no mercado, se diferenciam pelo método de identificação, que pode ser por biometria ou cartão magnético.

Existem também modelos, como no caso da catraca torniquete, que é configurada para ser usada em locais específicos, como bancos e hotéis. Confira agora quais são os tipos e como funcionam:

  1. Catraca tipo convencional: O modelo conhecido como convencional, é catraca mais compacta constituída em sua maioria por aço inox, que resiste à corrosão e impactos. Este tipo é frequentemente usado em locais internos, como refeitório de empresas e indústrias. O modelo é multifuncional, podendo ser formatado para receber sistemas eletrônicos de identificação e se tornar uma catraca eletrônica biométrica.
  2. Catraca tipo Flap ES: A catraca do tipo Flap ES possui design moderno e arrojado. Este modelo possui braços escamoteáveis (que podem ser escondidos), o que confere mais conforto e praticidade à circulação de pessoas. A catraca possui um dispositivo que detecta a passagem de mais de um usuário. Os dados de identificação ficam armazenados na porta USB do equipamento, facilitando, desta maneira, a comunicação entre outros sistemas.
  3. Catraca tipo balcão: Este modelo de catraca possui um dispositivo de giro em formato invertido, incluindo um sistema de amortecimento. O modelo é construído com materiais de alta resistência e durabilidade como o aço inox. Este tipo de catraca acesso é adequada para fluxos intensos.
  4. Catraca tipo comanda: É um modelo construído especificamente para atender ambientes como restaurantes, lanchonetes, lojas, bares, confeitarias, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais que possuem comanda eletrônica. A comanda eletrônica facilita tanto o controle de acesso, como o consumo dos clientes, pois o acesso somente é liberado após identificação da comanda, pelo sistema eletrônico da catraca. Diferente das demais, a catraca tipo comanda tem o formato verticalizado.
  5. Catraca cadeirante: Modelo confeccionado para facilitar o acesso de pessoas com deficiência físicas ou especiais, pois possui estrutura mais compacta com braço antipânico. Este tipo possui uma identificação especial, que é obrigatória para que as pessoas possam visualizá-la. A catraca é formatada com sistemas eletrônicos para identificação por cartão magnético.
  6. Catraca torniquete: A estrutura da catraca é muito mais robusta, se comparada aos outros modelos. Como citado, este tipo de equipamento é especialmente desenvolvido para locais como bancos, hotéis e transporte público, como metrôs e trens. Este modelo pode ter ou não sistema eletrônico de acesso. As mais comuns são do tipo mecânico e semi-mecânico. Além disso, a catraca pode ser encontrada com nas versões de três a quatro braços.

Onde adquirir as catracas para controle de acesso?

Como são equipamentos extremamente específicos, as catracas devem ser adquiridas em empresas especializadas do segmento que, além de fornecerem o equipamento, também podem ser responsáveis pela manutenção.
Outro fator importante, é verificar se os equipamentos são devidamente certificados, de acordo com as normas de segurança do segmento. Além disso, é importante que o consumidor escolha o modelo mais adequado ao seu tipo de espaço, como mencionado, há diversos formatos, desde os mais compactos aos mais robustos.