A alimentação é algo indispensável no dia a dia, mas para quem trabalha fora, mesmo o mercado disponibilizando diversos restaurantes para todos os gostos e bolsos, na maioria das vezes o funcionário perde tempo com filas e lotações e muitas vezes não almoça corretamente, devido ao tempo perdido.
Hoje as empresas investem na modalidade de refeições industriais, com o objetivo de promover uma boa alimentação de qualidade no ambiente.
A Refeição Industrial deve seguir as regras determinadas pelo Ministério do Trabalho, oferecendo uma alimentação saudável, equilibrada e de qualidade aos seus funcionários.
Além de contratar uma empresa profissional no ramo, há a nutricionista para o caso de as refeições serem produzidas dentro da instituição.
Uma vantagem para quem adere ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), é ter como benefício a isenção de encargos sociais sobre o benefício concedido, podendo ser tributado e deduzindo parte das despesas com o PAT.
A alimentação
Já a Alimentação coletiva deve também ser de qualidade, com uma variedade no cardápio e com o valor nutricional de acordo com as regras especificadas pelos órgãos responsáveis.
A empresa que investe no bem-estar e na qualidade de vida dos funcionários é uma decisão estrategicamente ótima na qual melhora a produtividade, diminui a rotatividade e aumenta a competitividade no mercado.
O recebimento deste benefício como alimentação é um fator motivacional para os colaboradores, que pode ser determinante para a qualidade dos serviços, além de contribuir para atratividade da empresa junto aos empregados.
O Terminal biométrico vem sendo utilizado para realizar o controle de acesso das pessoas em determinados locais que desejam agregar segurança e gerenciar o controle de fluxo de acesso.
O terminal pode ser instalado tanto nas áreas externas ou internas, limitando o acesso as áreas restritas, seu sistema é integrado a um software de gerenciamento de acesso, onde é possível criar relatórios com as informações como, por exemplo, as informações de horários de entrada e saída, permanência e entre outros.
O vale alimentação
O Vale alimentação é um benefício oferecido pelas empresas a seus colaboradores. Não é uma obrigação, mas quem adere ao Programa de Alimentação ao Trabalhador obtém algum tipo de incentivo fiscal.
Assim, de qualquer forma, não há um valor fixo para o benefício; vai variar conforme a empresa e com o salário do trabalhador.
Hoje existem vários benefícios além do vale alimentação. Por exemplo, uns funcionários podem preferir o vale refeição, além de outros tipos de vales que são como incentivos.
O vale alimentação pode ser usado tanto pelo colaborador quanto pelos seus dependentes e é destinado a compra de alimentos prontos ou não, em supermercados, mercearias e etc.
Os benefícios de uma alimentação saudável
Uma Alimentação saudável proporciona uma melhora na qualidade de vida de quem a adere, além dos benefícios relacionados a saúde e bem-estar adquiridos quando se alimenta de forma correta e com qualidade.
Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho e etc.
São benefícios que ajudam a melhorar seu estilo e rotina de vida através de uma boa alimentação.
Outra dica é preferir alimentos naturais e pouco processados, porque eles têm uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os processados que possuem alto teor de sódio, gordura, açúcares que não são nada recomendados para consumo diário.
A Nutrição é tão importante quanto a alimentação, pois é a ciência que estuda as mais diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua mastigação até sua eliminação.
E um cardápio completo inclui todos os nutrientes que devem ser ingeridos diariamente. Ou seja, um alimento é nutritivo quando colabora ou sustenta os processos de manutenção da vida.
Com tantas opções disponíveis, é necessário verificar quais são as vantagens e desvantagens na hora de optar por um restaurante industrial ou beneficiar com o vale alimentação.
Agora para quem quer investir em uma cozinha industrial, antes de qualquer contração, é necessário um planejamento não só dos custos, mas também do espaço e local que serão servidas as refeições para seus colaboradores.
Contudo, a segurança é um fator muito importante e fundamental numa cozinha industrial, pois o ambiente deve oferecer os devidos cuidados aos profissionais e funcionários.
Por isso, é imprescindível investir em equipamentos que atendam as regras e normas específicas que garantam proteção, parada imediata em caso de alguma emergência, uma boa iluminação adequada para visualizar a preparação dos alimentos e entre outros.
Essas são alternativas confiáveis e seguras que devem ser seguidas à risca.