O casamento é uma das datas mais importantes na vida de uma pessoa. E, sendo assim, os noivos sempre querem que a cerimônia seja inesquecível.
Mas, então surge a pergunta de como fazer o casamento dos sonhos a um preço que se pode pagar. Na maioria das vezes, o casório já vem acompanhado de outros gastos relativos ao matrimônio.
Com todos esses desembolsos, muitos casais acabam por postergar a cerimônia do casamento, ou até mesmo optam por festas mais simples.
Entretanto, simples, é diferente de simplório, e é, sim, possível fazer uma festa de casamento, ainda que com alguns ajustes, que caiba no seu bolso, e que não deixe lembranças ruins e boletos exorbitantes.
Planejamento e tempo são as chaves para a economia
Quem deixa tudo para a última hora acaba pagando mais caro, por não poder pesquisar. Averiguar preços, datas e profissionais é parte importante de um planejamento inteligente para sua festa de casamento.
Então vamos começar com uma lista dos fatores a serem pensados para a festa:
- Lista de convidados;
- Lista de presentes;
- Comida e bebida;
- Local da cerimônia;
- Local da festa;
- Translado para noivos e convidados;
- Equipe de fotografia;
- Música.
Com tudo no papel, mãos à obra
Depois de colocar no papel todos os pontos que precisam ser organizados para o grande dia, é hora de colocar a mão na massa.
1. Lista de convidados
Sem sombra de dúvidas, é um dos elementos principais para o planejamento da festa. Muitas vezes, só na hora de fazer a pauta de convidados que os noivos têm noção de quantas pessoas eles querem presentes em seu momento especial.
Deixar a lista para o final é um erro, pois o número de pessoas na festa é a base do planejamento.
Então, é importante que se defina a quantidade média de convidados e tente já planejar a lista de acordo com o número, para então poder tomar decisões.
Existe um ponto que divide as festas em pequenas, médias e grandes. Isso porque, os lugares têm limites de ocupação, então, muitas vezes, não compensa alugar um salão para 100 pessoas, se você vai convidar 51.
Os buffet para casamento no ABC têm vários tipos de pacotes para quantidades variadas de convidados.
2. Lista de presentes
Embora não esteja diretamente ligado à festa, a lista de presentes tem que ser bem escolhida. O ideal é que ela ofereça vários tipos de itens e valores, para que se torne acessível a todos os seus convidados.
Não adianta escolher uma loja muito específica e distante, porque, pode ser que, a maioria dos convidados não terá tempo para se deslocar tanto, e acabará levando algo que considera adequado (o que pode resultar em presentes repetidos).
3. Comida e Bebida
Parte fundamental de toda festa, tem que ser bem pensada tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo.
Ou seja, não basta ser bonita, a comida e bebida têm que ser suficiente para os convidados, agradar à maioria, e, claro, caber no bolso dos noivos. Esse é um ponto que muitos erram na hora de planejar a cerimônia de casamento
Alguns noivos, por deslize, acabam escolhendo comidas e bebidas caras demais que acabam sendo impopulares entre os convidados.
Às vezes a simplicidade pode ser a melhor escolha, mas lembre-se, como dito, simples é diferente de simplório, escolha com praticidade e elegância, afinal, sua festa merece.
Um bom churrasco pode agradar até os convidados mais difíceis, cogite contratar um buffet de churrasco para 100 pessoas.
Lembre-se de que o vegetarianismo e o veganismo estão em alta, e opte pelo lugar que oferece essas opções – demonstrando assim, flexibilidade e diversidade.
4. Local da cerimônia e da festa
Cerimônias feitas em locais muito distantes podem acabar resultando em convites recusados.
Ao organizar uma festa de casamento, é necessário pensar que os convidados, ainda que queiram muito te prestigiar com sua presença, também têm vida própria, família, e responsabilidades.
Nem sempre aquele sítio, a 500 km da sua cidade, é uma boa escolha, por mais lindo que seja.
A não ser que você esteja disposto a oferecer transporte e/ou alojamento aos convidados, fazendo assim o convite com bastante antecedência para que todos possam se programar.
O local também deve ter suporte necessário para todas as pessoas presente, em questão de espaço físico, mesas, estacionamento, banheiros etc.
Além disso, o espaço da festa e da cerimônia pode ser o mesmo, mas, caso não seja, é melhor que estejam próximos.
5. Fotografia e música
Um erro grave nas festas de casamento é tentar economizar na fotografia e música.
Acredite, você não quer se preocupar com isso durante a festa, e, a não ser que seja um profissional do ramo, é melhor não deixar o trabalho a cargo daquele seu parente que “mexe com essas coisas”.
É melhor contratar uma boa banda para casamento SP, caso você goste de música ao vivo, ou então um bom
DJ que trabalhe com músicas para casamento.
Com esses passos é mais simples se orientar e planejar toda a festa do dia mais feliz da sua vida. Tenha em mente o que você e seu noivo(a) desejam, mesclando com carinho essas vontades e deixando o grande dia especial.