A sociedade moderna se tornou grande dependente da energia elétrica. A execução da maioria das nossas atividades diárias está, diretamente, atrelada à energia, e ficar sem ela é algo que causa muitos transtornos.
Além disso, nosso sistema elétrico ainda apresenta algumas falhas, o que gera eventuais oscilações de energia e apagões, agravados em períodos de chuvas e tempestades.
E a fim de evitar os problemas causados pela falta de energia elétrica, muitas empresas, condomínios, hotéis, salões de festa, indústrias, hospitais, supermercados e shoppings optam pela utilização de grupos geradores de energia elétrica.
O que são geradores de energia?
Geradores de energia são equipamentos de médio e grande porte que fornecem energia elétrica em casos de falha ou interrupção do abastecimento feito pelas concessionárias.
Existem quatro tipos de geradores que realizam a transformação da energia mecânica em energia elétrica, são eles: Motores Elétricos, Síncrono, gerador de Indução e de Corrente Contínua. Dentre estes tipos, há vários modelos de geradores.
Os Grupos Geradores são compostos por um alternador, que é acionado por motor de combustão, cuja alimentação é feita por combustível, como gás natural, por exemplo.
Os geradores são de grande porte e potência elevada, mas apesar de disso, muitos deles produzem ruídos baixíssimos, o que torna possível implementá-los em ambientes como escolas, creches e hospitais, locais em que um gerador silencioso é fundamental.
Principais tipos de geradores de energia
Com diferentes potências, existe sempre um gerador adequado para cada finalidade. Conhecer esses equipamentos permite escolher o modelo que mais se adequa à sua necessidade. E os tipos de geradores mais utilizados são:
- Gerador a gasolina;
- Gerador a diesel;
- Gerador a gás;
- Gerador eólico;
- Gerador Solar.
Para saber dentre estas opções qual melhor gerador, é preciso entender que eles se diferenciam, principalmente, pela fonte de energia.
Os geradores a diesel são mais resistentes, podendo ser utilizados por períodos mais longos, devido ao motor que consome menos e sua fonte de energia relativamente barata, o diesel.
Muito empregados em hospitais, supermercados, eventos esportivos, espetáculos, shows, entre outros grandes eventos.
Já os geradores a gasolina são equipamentos de pequeno porte, comumente utilizados para geração esporádica de energia em residências e pequenos comércios.
Os geradores a gás, por sua vez, podem utilizar diferentes gases como fonte, como gás natural e gás de aterro.
Apresentam alta eficiência, podendo ser utilizados em lugares onde o consumo de energia é alto, com indústrias e aeroportos.
Estes tipos exigem que a manutenção de geradores seja feita periodicamente para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do equipamento.
Ambientalmente mais corretos, os geradores eólico e solar são dois tipos que tem ganhado mais aderência no mercado.
A energia eólica é capaz de produzir muita energia elétrica, mas depende muito de fatores climáticos para funcionar, isto porque o vento é sua fonte principal, logo, não são todos os locais em que há correntes de vento abundante.
O gerador solar converte a energia solar em elétrica, por meio do princípio fotovoltaico. A energia é, então, armazenada em uma bateria e distribuída conforme a necessidade de uso.
Esse tipo de gerador pode ser utilizado tanto em residências quanto em empresas.
Alugar ou comprar um gerador?
O aluguel de gerador tem se tornado uma prática comum, isso porque os problemas no fornecimento de energia colocam em risco a execução de muitas atividades e eventos.
Comprar um gerador pode acarretar um custo muito alto, inviabilizando a adesão de micro empresas ou usuários que tenham pouco para investir.
Diante dessa busca crescente, é preciso levar em consideração diversos fatores antes de optar pela aquisição ou locação de gerador.
A relação custo-benefício, a finalidade, a frequência e intensidade do uso, devem ser consideradas antes de optar por um equipamento destes.
É sempre importante pesquisar bastante, comparar valores, pedir orçamentos e cotações e assim será possível avaliar se a locação é mais adequada ao seu caso.
Para uma empresa que produz eventos, por exemplo, talvez seja mais vantajoso buscar por aluguel de gerador para festas preço e locar por evento.
Enquanto para um grande hospital, que tenha uma infraestrutura adequada de manutenção e gerenciamento de equipamentos, a compra de um gerador seja a melhor opção.
Enfim, para cada necessidade e possibilidade de investimento há um gerador adequado para garantir o abastecimento de energia elétrica.