Estruturas, Organização

Como organizar o stand de vendas e fechar mais negócios?

Uma grande oportunidade de fechar novos negócios e apresentar seus produtos, são as feiras e exposições, onde geralmente se utiliza o stand.

Em todos os setores da indústria e comércio, é fundamental conquistar o público. As feiras de negócios são um grande atrativo para o público conhecer seu produto ou para fazer parcerias, fechando grandes negociações.

Para isso, você deve pensar em tudo, desde a apresentação do produto e uso de novas tecnologias para chamar a atenção.

Organizando a apresentação

Para valorizar seu ponto em um evento desse porte, é interessante ter um stand mezanino, ideal para feiras e exposições.

Ele é composto de dois espaços, no térreo o público tem acesso ao espaço onde o produto é exposto durante o evento e no mesmo stand existe um andar intermediário, no pé-direito do andar principal, acessado apenas por pessoal autorizado.

Esse espaço reservado é fundamental para fazer reuniões com novos clientes e uma área VIP para os clientes de longa data.

Chamar a atenção para o seu produto é fundamental, e para isso você pode utilizar um inflável promocional personalizado praticamente em qualquer formato.

Aliado a um estudo de marketing, o uso desse artifício pode ajudar o público a identificar a sua marca ou seu produto durante a feira, além de ser uma ótima oportunidade de dar mais visibilidade ao seu negócio.

Os infláveis são feitos de vários tipos de material como nylon, poliéster e PVC. Eles são inflados e se mantêm assim com o auxílio de um motor ventilador acoplado aos balões.

Um outro grande aliado durante os eventos e muito utilizado para pequenos reparos e até demarcações, são as fitas adesivas.

Existem vários modelos no mercado, a fita adesiva larga transparente é muito utilizada quando temos que reparar algum objeto cenográfico danificado durante o decorrer da feira no stand ou fixar algo importante em uma parede, e além dela temos a conhecida fita crepe para fazer marcações no espaço e até fitas personalizadas.

Como montar um stand e ter retorno no investimento?

Observe a seguir alguns pontos básicos para o sucesso na sua exposição.
Para qualquer tipo de negócio funcionar, é importante conhecer o seu público-alvo.

Deve-se avaliar qual o tipo de feira é ideal para o seu negócio e o retorno que esse investimento terá.

A construção de uma stand deve ser feita por uma empresa de cenografia, onde uma equipe capacitada projetará e construirá a estrutura do seu ponto.

Essas empresas orientaram o contratante para que tudo fique da maneira desejada, com cada expositor e produto em seu lugar. Além disso, você conhecerá novas tecnologias para que o seu stand atraia ao público.

Organização, cuidado e respeito aos prazos é fundamental para que tudo saia conforme o planejado. A seguir, veja um check list do que é necessário para se montar um stand.

  • Escolha a feira que irá expor: onde você quer apresentar o seu produto é fundamental para atrair o máximo de público possível e garantir o retorno do investimento feito;
  • Data: sabendo a data do evento e sua duração, você terá uma noção do tipo de stand que deseja e tempo para planejar e orçar o projeto;
  • Local: muito importante para garantir as necessidades técnicas do seu stand. Em alguns locais, será necessário que o próprio stand tenha alguns itens de acessibilidade e segurança próprios, além de um gerador se não houver fornecimento de energia local;
  • Público: isso influenciará no tamanho e na logística do stand;
  • Operacional: normalmente, os grandes stands necessitam de uma equipe contratada que conta com garçons, seguranças, recepcionistas, Dj ou, até mesmo, banda;
  • Equipe: nem sempre é possível acompanhar o evento em tempo integral, por isso é importante que se tenha uma equipe de profissionais que conheçam a fundo o produto para poder atender ao público durante a feira;
  • Fornecedores: tenha sempre à mão o contato dos seus fornecedores para acompanhar o andamento da montagem, de modo que tudo funcione como desejado.

Conquiste o seu público!

Quem não é visto, não é lembrado. Planejando sua estratégia, e conhecendo o seu consumidor, o sucesso é garantido.

Um material de propaganda é fundamental para seu produto ser notado. Com o auxílio de balões personalizados, sacolas, folders e uma infinidade de brindes, seu produto e sua marca circulam a feira, chamando a atenção de clientes em potencial.

As tecnologias também são uma grande sacada para alertar o público. Painéis de LED luminosos, jogos e, até, realidade virtual, fazem parte dos atrativos usados para conquistar o público.

Pense em coisas diferentes para atrair as pessoas ao seu stand, dependendo apenas do tipo de produto, exponha em locais inusitados como um freezer ilha. Com planejamento e organização adequados, seu evento dará o retorno que você deseja.