Geradores, Organização

Manutenção preventiva de geradores: aprenda como ela funciona

Hospitais, escolas e casas de shows são locais que costumam contar com a instalação de geradores a diesel, térmicos ou químicos.

Independentemente da fonte de alimentação e do mecanismo de funcionamento, sua função é a mesma: suprir a necessidades de energia elétrica de um local em caso de pane na rede de distribuição pública.

Há, também, a possibilidade de usá-lo para reduzir a conta de luz. Em localidades onde o uso de eletricidade no “horário de pico” é mais caro, pode-se contar com a alimentação de um gerador próprio para cortar custos.

Apesar de este mecanismo ser relativamente simples e contar com poucas partes móveis, isso não significa que ele não exija cuidados: a manutenção geradores a diesel, bem como de todas as outras variedades deste aparelho, é fundamental para o seu bom funcionamento. Aprenda mais a respeito disso a seguir:

Qual a importância de geradores em eventos?

Além dos locais anteriormente citados, é muito comum que organizadores de eventos separem um pouco da verba disponível para a ocasião no aluguel de um gerador.

Isto porque, seja em uma festa, feira ou evento corporativo, a falta de eletricidade pode comprometer seriamente o andamento de atividades como:

  • Entretenimento;
  • Segurança;
  • Serviços de cozinha;
  • Interação entre convidados.

Portanto, investir na instalação de geradores é um cuidado a mais, que pode salvar a festa em caso de um imprevisto com a eletricidade.

Manutenção preventiva x manutenção corretiva

Entretanto, de nada adianta alugar um gerador, instalá-lo e, na hora H, descobrir um problema de funcionamento que inviabilize o seu uso.

Por conta disso, é muito importante contratar este serviço com uma empresa que efetivamente invista na manutenção e conserto de geradores.

Além disso, é importante priorizar estabelecimentos que praticam a manutenção preventiva. Como o próprio nome diz, trata-se de um conjunto de procedimentos que visam aferir o estado das peças do aparato.

Isto, por sua vez, permite detectar defeitos de forma precoce, antes que eles inviabilizam o funcionamento da máquina.

Por outro lado, a manutenção corretiva só é realizada quando o gerador não funciona, ou não exerce suas funções adequadamente.

Ela pode levar algum tempo para ser concluída, o que significa que o item pode passar algum tempo indisponível. Normalmente, ela é realizada quando nota-se elementos como:

  • Aumento do consumo de sua fonte de energia;
  • Maior emissão de gases poluentes;
  • Funcionamento instável, com falhas frequentes;
  • Aumento do consumo de fluido lubrificante;
  • Alta frequência de manutenções corretivas anteriores.

Como funciona a manutenção preventiva?

A manutenção de geradores de energia, quando feita de forma preventiva, pode ser comparada a um check up médico.

Assim como pessoas devem visitar este profissional periodicamente para conferir como está seu estado de saúde, é preciso analisar o estado de funcionamento do gerador periodicamente. Confira alguns fatores que devem ser observados:

Limpeza

Em todo e qualquer equipamento industrial, a presença de partículas estranhas pode ser um obstáculo a seu bom funcionamento.

Os geradores não são exceção: a presença de elementos como a poeira podem reduzir sua eficiência, aumentando o consumo de combustível.

Por conta disso, além de saber como instalar gerador de energia a diesel adequadamente, é interessante evitar seu uso em locais muito empoeirados. Se isto for inevitável, é importante limpar a caixa e o filtro de ar após o uso.

Nível do óleo

Assim como em automóveis, o gerador precisa de um nível específico de óleo em seu cárter para que funcione adequadamente.

A verificação da quantidade de fluido é feita da mesma maneira que em veículos automotores: usa-se uma vareta e observa-se a altura até a qual a mancha de óleo chega.

Verificação de vazamentos

Vazamentos, tanto de óleo quanto de combustíveis, são extremamente prejudiciais a qualquer gerador.

No caso deste último elemento, seu baixo nível pode causar a entrada de ar no motor, o que torna mais difícil colocá-la em funcionamento.

Observação de ruídos anormais

Assim como em qualquer outro aparato mecânico, um gerador fará barulhos anormais quando houver algum problema com o seu funcionamento.

Portanto, durante a manutenção, é importante ativá-lo e observar o ruído que ele faz. Se ele estiver fora do normal, é preciso averiguar a causa.

Outros cuidados com geradores

Além de uma manutenção adequada, há outros cuidados que tendem a prolongar a vida útil de um gerador.

Um deles é usar apenas combustíveis de qualidade, já que substâncias de segunda categoria podem estar adulteradas, ou, até mesmo, ter partículas estranhas, como poeira. Ambos podem ser desastrosos para o funcionamento do aparato.