O casamento é sempre um momento marcante, não só para os noivos, mas, também para os familiares e convidados.
Nesses eventos, um fator fundamental é a trilha sonora, que tem o poder de trazer lembranças à tona, criando o clima da cerimônia e ainda ajuda na diversão, no caso de casamentos que tem pista de dança durante a festa, por exemplo.
Por isso, é muito importante que você escolha as melhores músicas para embalar esse momento mágico.
Primeiro passo: entenda o roteiro da festa
Há um roteiro básico de momentos onde é necessário uma trilha sonora, que por sua vez, devem ser seguidos. De modo geral, as cerimônias têm cerca de 6 a 12 músicas para casamento principais, dependendo do tamanho e duração do evento.
São esses os principais componentes do roteiro:
- Entrada do noivo;
- Recepção dos convidados;
- Entrada dos padrinhos;
- Entrada de daminhas e pajens;
- Entrada da noiva;
- Votos de casamento, se houver;
- Entrega de alianças;
- Benção dos noivos;
- Assinatura da ata do casamento;
- Saída dos noivos;
- Festa, se houver.
Cada momento deve contar com uma trilha sonora adequada. Para isso, você deverá avaliar o perfil dos convidados e o ambiente, definir a duração, a quantidade e o estilo das músicas que mais combinam com você e seu par.
Além disso, antes da seleção musical, é preciso que você já tenha estabelecido o local onde a cerimônia ocorrerá.
O ambiente tem poder de influenciar bastante na escolha das músicas: ele atribui uma identidade ao evento e pode conter regras e regulamentos que induzem a adoção ou ao veto de determinadas músicas.
Em igrejas católicas, por exemplo, é obrigatório que se toque Ave Maria. A infraestrutura do local também interfere.
Como também, um casamento na praia provavelmente terá de contar com equipamentos musicais que não utilizam energia elétrica, e o próprio ambiente exige uma trilha musical mais tranquila.
Dicas para escolher a trilha sonora perfeita para o grande dia
Sabendo que há muitos outros detalhes para se atentar na produção da cerimônia, separamos algumas dicas para escolher as melhores músicas para casamento.
Pesquise e analise
Análise qual tipo ou tipos de público estará(ão) presente(s) na cerimônia. Isso define muito o tipo de música a ser tocada.
Escolha músicas que tenham significado para o casal, que tragam boas lembranças ou que tenham feito parte de momentos especiais, como o pedido de namoro ou de casamento, por exemplo.
O importante é que a maior parte das músicas esteja integrada a um contexto.
Você pode inclusive utilizar um Painel de led para casamento para que fotos, vídeos, cenas de filmes e outros registros possam ser exibidos durante o toque musical.
Entenda o clima de cada tipo de música
As músicas instrumentais garantem um ar clássico e romântico à cerimônia, além de ser algo diferente do que a maioria do público provavelmente costuma ouvir.
Caso queira algo mais moderno, pode selecionar músicas mais jovens, com batidas ou eletrônicas ou investir em músicas instrumentais em estilos como rock, indie e etc.
Não se esqueça de que quanto a mais momentos você destinar músicas, mais longa será a cerimônia. Para se inspirar, você pode assistir a filmes e séries para conhecer algumas das músicas.
Não esqueça de avaliar outras opções musicais
Caso opte por contratar uma Orquestra para casamento SP, consulte os preços e lembre-se de buscar o serviço com muita antecedência. O mesmo deve ser feito caso você queira contratar um coral para casamento.
O planejamento e o estabelecimento de datas e prazos são essenciais não só para que você consiga marcar para o dia esperado, mas também para que os músicos e os Cantores para Casamentos possam ensaiar e se preparar.
Além disso, você pode contratar um DJ, uma banda ou colocar músicas em um pen drive para o horário da festa.
Em qualquer um dos casos, evite misturar os ritmos e busque selecionar aqueles com os quais se identifica ou os que mais são próximos do perfil dos convidados.
Você pode iniciar a comemoração com ritmos e músicas mais tranquilos e no decorrer da festa ir passando a ritmos mais animados.
Busque estudar o som dos instrumentos para saber qual mais te agrada e qual estilo musical você prefere. Isso poderá te auxiliar na escolha de qual pacote fechar tanto com banda quanto com coral e orquestra.
Verifique a experiência e a qualidade dos profissionais. Veja se os músicos ou a prestadora de serviços apresentam instrumentos bem conservados, se fazem bons arranjos, etc.
Estrutura do ambiente
Por fim, não esqueça de avaliar a acústica no ambiente do evento e definir um volume adequado para o som, de forma a não gerar desconforto sonoro.
Verifique também se não há restrição de horários na localização ou bairro, evitando assim problemas com o local do evento ou a vizinhança.