Empresarial, Organização

Buffet: como escolher o melhor cardápio para a festa da sua empresa?

No decorrer da vida de uma grande, média ou até mesmo pequena empresa, é necessário que haja algumas festas e eventos em um buffet quando possível.

Isso serve, não só para estimular e descontrair os funcionários, como também para divulgar o nome da companhia.

Os organizadores de tais eventos, tendem a ser os próprios proprietários ou os integrantes do setor de recursos humanos, no caso das multinacionais.

Para atender essa necessidade, foram surgindo diversos serviços de catering (distribuição de alimento) e buffet empresarial, que também podem providenciar alimentos para um coffee break (refeição durante a pausa de uma reunião ou evento).

No entanto, antes de requisitar qualquer serviço alimentício, é necessário definir exatamente os detalhes que irão intervir no evento desejado.

Os principais dilemas quanto a elaboração do cardápio do evento

Quando se cogita contratar um serviço de buffet, é necessário ponderar sobre os seguintes fatores:

  • Espaço disponível;
  • Número de convidados;
  • O perfil de convidado;
  • Materiais de festa;
  • Horário do evento;
  • Decoração (contando com luzes especiais, flores e plantas que podem ser adquiridas em uma loja de
  • bonsai);
  • Faixa etária;
  • Cardápio.

Os eventos de pequenas e médias empresas

O local deve ser grande o suficiente para suportar todos os funcionários, especialmente se lhes for permitido trazer seus entes e parentes.

Caso o evento não ocorra dentro da própria empresa, é bom ser atencioso quanto a remotidade do local, e a presença de algum espaço destinado para os possíveis filhos e filhas que virão se permitidas.

Além do local onde será realizada a confraternização, é importante analisar o padrão dos convidados em questão.

Os funcionários de pequenas e médias empresas são usualmente pais e mães de família, suas vidas variando quanto à modestidade.

Para este público, a culinária tradicional lhes fará agrado, nada refinado em demasia. São boas opções os petiscos de bar, salgados, espetinhos e no caso de almoço ou janta, o churrasco é sempre bem recebido. As bebidas principais são refrigerantes e cervejas em lata.

Para a sobremesa, não há a necessidade de doces finos e estrambóticos, especialmente se o intuito for agradar especificamente às crianças dos funcionários e parentes.

Serão satisfatórios doces como bala, bolo, brigadeiro, cupcake, beijinho e outros. A vantagem do brigadeiro, é que pode ser usado para fazer o brigadeiro de copinho, misturando nele granulado ou confetti. Além disso, o copinho para doce de colher, além de barato, é de fácil obtenção.

Pratos e talheres de plástico são aceitáveis para pequenos eventos. No caso de refeições completas, são melhores os itens de vidro, metal ou porcelana para facilitar a alimentação. Copinho de doce para Festa, os embrulhos encontrados nos mercados e o prato plástico são ideais para as sobremesas.

Os eventos de grandes empresas

Por conta da quantidade de pessoas, o orçamento deve ser maior e o local também, dependendo do público-alvo dessa festa.

É normal encontrar executivos e investidores internacionais nas festas das grandes companhias, o palato deles sendo mais distinto.

As empresas de maior porte, costumam a oferecer uma variedade muito maior quanto aos comestíveis, podendo incluir: massas, crepes, queijos e frios.

Culinárias exóticas como a japonesa e petiscos na forma de canapés e finger food (mini sanduíches com recheios variados), são bem comuns nesses meios.

Recentemente, os serviços de buffet vêm disponibilizando a opção da culinária mexicana, algo que tem agradado os convidados mais joviais desses eventos. Também se encontram sucos, coquetéis e saquê.

Os doces para festa dessa proporção, tendem a possuir frutas como morango, kiwi e cerejas; são os mousses e as diversas tartaletas.

Além destas, também se encontram macarons, marzipans, alfajores, croissants e brigadeiros gourmet.

Crianças já são mais escassas nesse ambiente logo, os doces possuem conteúdos bem mais alternativos e menos adocicados, um infortúnio para os mais novos.

Caso ocorra de ser previsto um grande número de crianças, é uma boa opção disponibilizar doces mais tradicionais ou personalizado, com algum personagem animado. Deixar as crianças distraídas e satisfeitas, permite a mais fácil conexão e diálogo entre os adultos.

No final das contas, independente do orçamento, no entanto, a meta vital de qualquer evento dessa modalidade, é permitir que os funcionários possam se entreter e se descontrair. Essa é a meta a ser tomada por qualquer organizador.